Currículo:
...As questões de interesse e significado para os sujeitos das escolas são questões do cotidiano intensamente praticado, das necessidades do presente, do vivido no dia-a-dia.
É como se o futuro fosse antecipado para o momento da ação. Não há, nesse sentido, qualquer alusão ao imediatismo e a superficialidade da educação por parte de alunos e educadores. Pelo contrário, a luta deixa de ser apenas por idéias futuras para se tornar uma luta diária, no chão das escolas, a partir das condições e dos contextos concretos nos quais os sujeitos atuam na realização dos currículos.
(Carlos Eduardo Ferraço).
Neste sentido, o curículo escolar não pode ser resumido em uma lista de disciplinas e conteúdos, pelo contrário, o currículo deve englobar não somente conteúdos e disciplinas, mas principalmente a filosofia da educação que a escola utiliza para desenvolver sua proposta educativa.Para tal ,ele precisa considerar a diversidade dos saberes e práticas cotidianas existente no contexto escolar , dando conta de atender as diversas redes de saberes e fazeres de seu público alvo , os alunos ,garantindo comcretamente o atendimento o á diversidade ,respeitando e valorizando a multiculturalidade ética , religiosa ,cultural ,sexual e sócio-econômica dos educandos .
Além disso , o cúrriculo para ser funcional deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem , tanto das metas e conteúdos pragmáticos , quanto da soma de todos os tipos de aprendizagem adquiridas e socializados pelos sujeitos protagonistas da vida escolar , respeitando principalmente as especificidades regionais e locais de cada unidade de ensino.
( Projeto Político Pedagógico da Escola M. Professora Anita M. Dourado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário