terça-feira, 11 de maio de 2010

Concepções:

Concepções:

Visão de Mundo:
O mundo é o local onde ocorrem as interações entre os sujeitos e o meio social caracterizados pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido ao processo de assimilição das informações e pela globalização, torna-se necessário propiciar a estes sujeitos o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais, espirituais e ambientais, para que sejam superadas as injustiças, diferenças sociais, distinções e o desequilíbrio ambiental, na tentativa de se formar o ser humano que se imagina. Isto será possível se a escola for um espaço que contribua de fato, para a efetiva mudança social.
Visão de Sociedade:
Vivemos numa sociedade capitalista marcada pela degradação do meio ambiente e pela competitividade, baseada assim, nas ações e resultados quantitativos, o que gera cada vez mais desigualdades sociais.
Precisamos construir uma sociedade libertadora, crítica reflexiva, igualitária, democrática, integradora e mais humana, fruto das relações entre as pessoas caracterizadas pela interação das diversas culturas, em que cada cidadão constrói a sua própria existência dentro do coletivo.
Visão de Conhecimento:
Conhecimento é o domínio ou saber seguro e certo sobre uma determinada situação objetiva. É a capacidade que o sujeito tem de, a partir de um saber elaborado, transformá-lo em outros saberes ou objetos de interação e interseção no meio em que vive.
Como diz Edgar Morin: “O conheciemnto é necessidade ao mesmo tempo intelectual e vital”.
Dessa forma, a escola deve contemplar um tipo de ensino/aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução apropriação de conhcimento, possibilitando assim, que o sujeito, a partir de sua realidade, torne-se crítico no exercício de sua cidadania, refletindo sobre as questões políticas sociais tanto locais quanto globais, buscando assim, alternativas de superação da realidade.
Assim sendo, o ser humano por ser único é também múltiplo, e o conhecimento para contemplar essa multiplicidade, precisa gara.
Visão de escola:
A escola é uma instituíção cultural que tem a função de levar aos seus alunos (as) o conheciemnto sistematizado, para desenvolver a capacidade intelectual e social propiciando assim, uma postura reflexiva, inovadora e transformadora dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
Neste sentido, o projeto educacional escolar (Currículo, PPPE, Colegiado, PDE e outros), deve garantir ferramentas para levar os (as) alunos (as) a desenvolver habilidades que, juntas, constituem-se tornando em competências necessárias para uma melhor qualidade de vida, cidadã e mais humana.

Missão:
Despertar nas crianças o amor pelo saber oferecendo a elas o ensino de qualidade, possibilitando assim o acesso ao conhecimento intelectual e tecnológico que as leve a interagir de forma transformadora na sociedade, oportunizando assim uma melhor qualidade de vida, sustentabilidade e desenvolvimento também para a comunidade que está inserida.
Objetivos e Princípios:
A Escola Anita Marques Dourado visa sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universialização de igualdade, de acesso permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Infantil e Educação Básica e do direito à educação pública de qualidade para todos e todas.
A proposta é uma escola de qualidade, baseada nos princípios de uma gestão democrática e participativa, denvolvendo um trabalho em parceria com a comunidade, tornando-a assim, num espaço cultural de socialização de saberes que instigue os (as) alunos (as) a cumprir com seus direitos e deveres, no pleno exercício da cidadania.
Garantir a formação do sujeito que tenha não apenas qualidade formal, mas, e talvez principalmente, a qualidade política.
(Projeto politico pedagógico da Escola M. Professora Anita M. Dourado.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário